Postagens de Alunos
Atualmente, a quantidade de animais abandonados cresce de forma desordenada em todo o país. A crescente existência de donos irresponsáveis por falta de informação gera um número indizível de animais nas ruas. Seja por falta de condições financeiras ou por simples falta de vontade de continuar a cuidar do seu animal de estimação, a atitude mais “fácil” por parte de alguns é o abandono. Números também registram que no período em que famílias saem em férias essa quantidade aumenta. Em sua maioria, são cães adultos ou em idade avançada, vítimas de algum tipo de enfermidade; causa dos maus-tratos que vivem nas ruas. As condições precárias (fome, o frio, a sujeira) são fatores que agravam ainda mais a situação dos nossos bichinhos abandonados.
Vendo essa necessidade de amparo aos nossos queridos animais, surgiu a ideia de resgatá-los das ruas; partindo de uma necessidade gritante e uma vontade que há muito tempo existia dentro de nós. Nada foi nem tampouco é planejado, a coisa simplesmente aconteceu, tomou forma e agora continuamos seguindo em nossa missão, com muita força de vontade e amor. Não somos uma ong, não temos fins lucrativos, não buscamos nada além de dar uma nova chance de vida aos animais, seja qual for sua espécie. Fazemos de acordo com nossas condições financeiras no momento, posto que os patrocinadores dessa causa somos nós. Normalmente, resgatamos mais cachorros, em seguida gatos. Em casos menos comuns, aconteceu de resgatarmos um cágado das ruas, noutra vez um pássaro machucado, e assim por diante. Ao resgatarmos esse animal, imediatamente o levamos ao veterinário, o nosso querido amigo Dr. Euclides Leandro, quem muito nos ajuda nessa caminhada. Após visto qualquer tipo de enfermidade, é feito o tratamento e o animal é levado para um lar temporário de algum voluntário. Enquanto isso, fazemos uma campanha de divulgação com foto em redes sociais e em sites de ongs daqui de natal: AMIMAIS, NOSSOS BICHOS, AU QUE MIA, PATAMADA. Todos que possuem boa vontade, de alguma forma, contribuem para o sucesso: a adoção.
Possuímos obrigações diárias, mas nada nos impede de fazer o que fazemos e é simples explicar a força que nos move: O AMOR. Se cada um fizesse um pouco, ou ainda, se a causa animal fosse vista com seriedade por parte dos governantes, esse número de animais nas ruas só tenderia a diminuir. Campanha de castração seria uma das soluções. O respeito vem da compaixão para com qualquer tipo de ser que é passível de sofrimento. Não somos nós quem os resgatamos, são eles quem nos resgatam; enchendo nossas vidas de amor, alegrias e boas lembranças. Somos Talytha Rocha, aluna de Ciências Biológicas da Universidade Potiguar; Fernando Corrêa, aluno de Sistemas de Informação da Universidade Potiguar; Bianca Machado, aluna de Terapia Ocupacional da Universidade Potiguar e, ainda, Maria Beatriz Piccoli, professora aposentada da Universidade Federal do Rio Grande do Norte; o nosso alicerce e inspiração.
"Olhe no fundo dos olhos de um animal e, por um momento, troque de lugar com ele. A vida dele se tornará tão preciosa quanto a sua e você se tornará tão vulnerável quanto ele. Agora sorria, se você acredita que todos os animais merecem nosso respeito e nossa proteção, pois em determinado ponto eles são nós e nós somos eles." (Philip Ochoa).
Talytha Rocha Bio 1ma
talytharocha@hotmail.com