NORMAS PARA ELABORAÇÃO E ENVIO ELETRÔNICO DOS RESUMOS (COMUNICAÇÃO ORAL E PÔSTER)

07/08/2011 11:51

 XI MOSTRA DE BIOLOGIA: O BIÓLOGO EM UMA VISÃO EMPREENDEDORA

 

NORMAS PARA ELABORAÇÃO E ENVIO ELETRÔNICO DOS RESUMOS (COMUNICAÇÃO ORAL E PÔSTER)

 

1. PREPARAÇÃO DO RESUMO

Os resumos submetidos pelos autores serão analisados e poderão ser aceitos ou não para a apresentação no evento. Todos os resumos aceitos serão programados para apresentação na forma de pôster ou comunicação oral (vai depender de qual das duas modalidades os autores escolheram durante o envio do resumo).

 

Normas do Resumo

a)      Indicar na primeira linha do resumo se a apresentação será no formato de pôster ou de apresentação oral. A página do resumo deve ter a seguinte configuração: margem superior e esquerda 3cm e inferior e direita 2cm.

b)     Título: deve ser escrito em letras maiúsculas, negrito, centralizado, fonte: Times New Roman/tamanho 12. Exceto quando no título tiver nome científico, que tem regra própria de se escrever (apenas a primeira letra é maiúscula e as demais minúsculas e no da espécie em itálico).

c)      Autores do trabalho: Cada resumo deverá ter no máximo 05 (cinco) pessoas. Deve ser escrito o nome completo dos autores, a instituição a que estão vinculados (ver exemplo de resumo abaixo), o e-mail para contato do primeiro autor, e o nome do orientador deve ser sublinhado. Formatação: centralizado e fonte Times New Roman/tamanho 11.

d)     O corpo do resumo deverá conter: introdução, material e métodos, resultados e discussão, e considerações finais. O número de caracteres dessa parte deve ter no mínimo 1.500 e no máximo 2.500 (isso levando também em consideração os espaços). A fonte deve ser Times New Roman, tamanho 12, justificado, espaçamento simples.

e)      Logo após o corpo do resumo vêm as palavras-chave, que devem ser 3 (três).

f)       Cada aluno poderá inscrever apenas 2 (dois) trabalhos como primeiro autor no evento. O número de participação como co-autor em outros resumos é livre.


 

Exemplo de Resumo:

 

Pôster

 

EXPLORAÇÃO DE FLORES E FRUTOS POR PSITACÍDEOS EM MATA CILIAR DO RIO MIRANDA, PANTANAL DO MIRANDA, MATO GROSSO DO SUL

 

Alan Fecchio¹ & José Ragusa-Netto²

 

¹Graduação em Ciências Biológicas, UFMS, Campo Grande/MS (alanfecchio@bol.com.br); ²Departamento de Ciências do Ambiente, UFMS, Corumbá/MS).

 

 

Psittacidae é uma família com ampla distribuição na região neotropical cuja dieta está fortemente baseada em frutos e sementes, embora itens como flores e brotos sejam utilizados, principalmente, em períodos de escassez de alimento. O presente estudo teve como objetivo examinar o consumo de flores e frutos por psitacídeos ao longo do ano em mata ciliar do Rio Miranda, Pantanal do Miranda, Mato Grosso do Sul (19º35' S; 57º2' W). A oferta de flores e frutos foi avaliada através de observações fenológicas mensais das espécies arbóreas (370 árvores em quatro trajetos espaçados por cerca de 500 m, período: abril/2000 a março/2001). O consumo de flores e frutos foi estudado através de observações diretas (960 horas) durante o percurso de trilhas permanentes (cerca de 5000 m) estabelecidas nos mesmos trechos e período em que as observações fenológicas foram executadas. Oito espécies de Psittacidae foram observadas consumindo flores e/ou frutos na área de estudo, sendo que Ara chloroptera e Brotogeris chiriri se encontram nos extremos de tamanho desse grupo de aves. As espécies de maior porte (Ara chloroptera, Propyrrhura auricollis, Amazona aestiva e Pionus maximiliani) consumiram a polpa e sementes de diversas espécies arbóreas. O consumo de polpa foi mais expressivo de dezembro a fevereiro quando se deu o pico de frutificação dos frutos carnosos, enquanto sementes foram exploradas nos demais meses. Flores praticamente não foram consumidas pelos grandes psitacídeos. Os periquitos (Brotogeris chiriri, Aratinga acuticaudata, Myopsitta monachus, e Nandayus nenday), por outro lado, consumiram enormes quantidades de néctar das flores de Ingá (Inga vera), que floresceram intensamente no final da estação seca, quando frutos carnosos praticamente estavam ausentes. Durante a estação chuvosa os periquitos consumiram principalmente a polpa de frutos. De certa forma os psitacídeos exploraram os recursos mais abundantes, com destaque para a exploração de néctar das flores, por periquitos, no período de depressão na oferta de frutos.

 

Palavras-Chave: Fenologia, alimentação, Psittacidae

 

 


 

Envio do Resumo