As árvores, em especial os eucaliptos, emitem eletricidade, afirmam cientistas

27/03/2012 12:07

As árvores, em especial os eucaliptos, emitem eletricidade, afirmam cientistas

Cientistas australianos encontraram árvores em áreas preenchidas com grande quantidade de partículas carregadas – íons, tanto positivos quanto negativos.

Os níveis eram duas vezes mais altos em áreas arborizadas e com raízes muito profundas, como os eucaliptos.

Os pesquisadores da Queensland University of Techonology não acreditam que os íons sejam prejudiciais à saúde. Os pesquisadores já acreditavam que existisse uma ligação entre as árvores e a eletricidade na atmosfera, mas foram incapazes de provar esta associação.

Mas agora os cientistas conseguiram demonstrar que as concentrações de íons positivos e negativos na atmosfera eram duas vezes maiores e mais densas na área florestal em comparação com regiões de capim.

O pesquisador Dr. Rohan Jayaratne disse que o fato poderia ser explicado pela radiação do gás radônio. Este gás é um subproduto do decaimento radioativo de rádio, que é exalado pelo chão. As árvores atuariam como bombas, trazendo o gás para a superfície, liberando-o.

O rádio é encontrado em rochas e o radônio é solúvel em água. Locais com água subterrânea são particularmente ricas em radônio”, comentou o Jayaratne. O cientista salientou que as plantas liberariam o gás através da transpiração das folhas. Segundo ele, a eletricidade seria mais comum em árvores com sistemas radiculares muito profundos, como o eucalipto.

fonte: https://jornalciencia.com/meio-ambiente/diversos/1582-as-arvores-emitem-eletricidade-afirmam-os-cientistas-em-especial-os-eucaliptos